domingo, 23 de julho de 2017

O Botafumeiro

"Tem um santo Compostela
E o rei dos incensários
Que de nave em nave voa."


VICTOR HUGO. Orientais




Qual o peregrino não ouviu falar do famoso Botafumeiro da Catedral de Santiago de Compostela? 
Todo peregrino sonha em assistir a Missa dos Peregrinos e ser testemunha do grande incensário que a todos emociona.
Porém, nem sempre isso é possível, depende de diversos fatores.
Mas vamos conhecer um pouco da história do Botafumeiro?
O Botafumeiro é um dos símbolos mais famosos e populares da catedral de Santiago de Compostela.É um incensário de grandes dimensões, pesa 53 kg e mede 1,50 mt, está suspenso a uma altura de 20 metros e pode alcançar 68 km/h. Ele se move na cúpula da Catedral até as naves laterias. Oito homens são necessários para movimentá-lo, são mais conhecidos como "tiraboleiros". 
O Botafumeiro é utilizado por motivos litúrgicos, da mesma forma que qualquer sacerdote utilizaria um incensário no altar, e funciona nas principais solenidades na Catedral.
Esse grande incensário simboliza a verdadeira atitude daquele que crê. Assim como a fumaça do incenso sobe mais alto dentro da Catedral, assim também as orações dos peregrinos devem alcançar o coração de Deus. Também, o aroma do incenso perfuma toda a Basílica compostelana, da mesma maneira, o cristão com as suas virtudes e seu testemunho de vida deve impregnar do bem os ensinamentos de Cristo na sociedade e na sua comunidade.
A primeira referência documental que se tem do Botafumeiro, é uma anotação numa página do Códex Calixtino, onde se lê " Turibulum Magnum", do séc XIV.No decorrer da história, tiveram vários Botafumeiros. Atualmente existem 2 exemplares, um deles em latão que data de 1851, obra de José Losada, que substituiu o que foi furtado durante a ocupação francesa das tropas napoleônicas, e é utilizado atualmente.



Botafumeiro que está na Biblioteca
O segundo Botafumeiro, é uma réplica em prata e foi presenteado ao Apóstolo pelos "Alféreces Provisionales" em 1971, e fica guardado na Biblioteca Capitular.
Oficialmente é utilizado nas seguintes solenidades:
- Epifânia do Senhor - 06 de janeiro
- Domingo da Ressurreição
- A Ascensão do Senhor
- Aparição do Apóstolo - Clavijo - 23 de maio
- Pentecostes
- O martírio de Santiago - 25 de Julho
- Ascensão de Maria - 15 de agosto
- Todos os Santos - 01 de novembro
- Cristo Rei
- Natal - 25 de dezembro
- Traslado dos restos mortais do Apóstolo - 30 de dezembro
Também pode ocorrer em razão de peregrinações que o solicitam a Catedral, que pode ser feito através de uma reserva no site: botafumeiro@catedraldesantiago.es

Fonte: http://www.catedraldesantiago.es/es/node/315
Tradução livre
Somente quem teve a oportunidade de presenciar uma Missa dos Peregrinos com o Botafumeiro pode dizer a emoção que toca o coração. É uma ligação mais que direta, é algo mágico. Desperta a curiosidade, a fascinação e a adoração.

Esse vídeo é divulgado pela Catedral de Santiago de Compostela
https://www.youtube.com/watch?v=MxhxCBnZRw4
Sinta essa emoção e participe da Missa dos Peregrinos, quem sabe a sua sorte não será assistir o Botafumeiro?

ULTREYA!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário