terça-feira, 25 de julho de 2017

Dia de Santiago - 25/07


 
Oração de Santiago
 
Apóstolo Santiago, 
Escolhido entre os primeiros,
Tu foste o primeiro a beber
No cálice do Senhor, 
E és o grande protetor dos peregrinos;
Faz-nos fortes na fé
E alegre na esperança,
Em nosso caminhar
De peregrino
Seguindo o caminho 
Da vida de Cristo 
E alenta-nos para que 
Finalmente, 
Alcancemos a glória 
De Deus Pai, 

Assim Seja.
 



O que falar desse Santo agregador e semeador de amor e amizade? 
Aquele que nos chama para momentos especiais de interiorização e comunhão com a natureza e conosco?
O que dizer desse homem simples que a tanto amou Jesus e por seu amor e devoção também foi morto?

Momento de agradecer àquele que tanto nos oferece, que nos mostra o caminho do amor, da paz e da gratidão como forma de ser e estar nesse mundo.
Chegar à Santiago de Compostela peregrinando é vivenciar uma fé que eu nunca pensei que pudesse perceber. É honrar a vida e fazer parte dela com total entrega e alegria. Viver toda a magia de peregrinar a caminho de Santiago e ali receber o seu abraço e e seu acolhimento é um dos momentos mais felizes da vida.

Sim, receber o Seu chamado é mágico e especial, fazer parte dessa egrégora de energia milenar, pura e transparente é mágico. Tudo o mais fica pequeno e insignificante diante da grandeza de estar completamente envolvida por ela. santiago é o pai, o irmão, o filho, o amigo que lançamos mão para nos acolher e nos ouvir. Ele é todo amor.

Tive o privilégio de peregrinar por aqueles caminhos por duas vezes, e também poder participar da linda festa em sua homenagem no dia 25/07.

Assista o vídeo dessa festa maravilhosa de 2014, ano em que eu estive lá!
https://www.youtube.com/watch?v=cLifUofsFsE

Toda essa projeção é feita na Catedral, as pessoas chegam no início da noite, colocam uma manta no chão, levam um lanche e ficam aguardando a linda festa que se inicia a meia noite ( do dia 24 para o dia 25/07). No dia 25/07/2014, eu assisti a chegada dos Reis da Espanha para participarem da Missa Oficial na Catedral, foi uma cerimônia muito linda! A cidade toda está em festa, muitas programações acontecem pelas ruas, nas praças.



Eu na chegada

Já li diversas histórias e estudos sobre Santiago ( em espanhol), São Tiago ( em português) Saint Jacques ( em francês), escolhi esta bem simples abaixo. 

Na Bíblia é comumente referido sob o nome de Jacob ou Jacó, termo que passou ao latim como Iacobus e derivou em nomes como Iago, Tiago e Santiago (sanctus Iacobus). Tiago filho de Zebedeu ou Santiago Maior foi um dos primeiros discípulos a derramar o seu sangue e morrer por Jesus. Membro de uma família de pescadores, irmão de João Evangelista -ambos apelidados Boanerges (‘Filhos do Trovão’), pelos seus temperamentos impulsivos- e um dos três discípulos mais próximos de Jesus Cristo, o apóstolo Santiago não apenas esteve presente em dois dos momentos mais importantes da vida do Messias cristão – a transfiguração no monte Tabor e a oração no Jardim das Oliveiras -, senão que também formou parte do restrito grupo que foi testemunha do seu último milagre, a sua aparição já ressuscitado nas margens do mar de Tiberíades. Após a morte de Cristo, Santiago, apaixonado e impetuoso, formou parte do grupo inicial da Igreja primitiva de Jerusalém e, no seu labor evangelizador, adjudicou-se-lhe, segundo as tradições medievais, o território peninsular espanhol, concretamente a região do noroeste, conhecida então como Gallaecia. Algumas teorias apontam que o atual patrono de Espanha chegou às terras do norte pela desabitada costa de Portugal. Outras, no entanto, traçam o seu caminho pelo Vale do Ebro e pela via romana cantábrica e há inclusivamente as que asseguram que Santiago chegou à Península pela atual Cartagena, desde onde prosseguiu a sua viagem até à esquina ocidental do mapa.

Fonte: https://vivecamino.com/pt/peregrinacao/quem-foi-santiago/



Foto da Catedral durante a festa do Apóstolo

ULTREYA!!!
VIVA SANTIAGO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário