domingo, 11 de dezembro de 2011

O cajado

Maior símbolo e companheiro do peregrino, também chamado de bastão, é objeto de diversas homenagens, poesias, textos e até título de diversos livros. Sua importância vai desde a única companhia e "ombro" amigo, especialmente para os peregrinos solitários, até instrumento de defesa, útil para a limpeza das botas, muito utilizado para os exercícios e alongamentos e claro, apoio para equilíbrio na caminhada especialmente nas subidas e descidas.

O cajado também permite ao peregrino verificar a profundidade do terrenos se este estiver com água ou lama e até saltar obstáculos, buracos, fio de água ou degraus.
Dizem que os primeiros peregrinos utilizavam o cajado como instrumento de defesa de animais ou até de pessoas com más intenções.
Com a tecnologia atual, o cajado também pode ser substituído pelo stick, muito utilizado nos esportes na neve, algumas pessoas se adaptam melhor a eles e muitas vezes utilizam 2, um em cada mão.

Definição segundo a Wikpedia:
  
Um cajado é uma vara de pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho não se desviando do caminho. Em algumas ocasiões, o cajado podia ser utilizado como arma. A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim, ela conhecia o Pastor e o seu cajado.
O cajado tem duas funções principais:Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado.



Cajado tradicional


No decorrer da caminhada percebemos que o bater do cajado no chão adquire um ritmo que se torna importante motivação na caminhada. Geralmente a cada 4 passos toca-se o cajado no solo. Esse ritmo é uma verdadeira música que toma conta de nosso inconsciente e torna-se parte de cada um de nós.
Quando retornamos do Caminho da Fé, a Lia nos confidenciou que sentiu muita falta do ruído do cajado no solo.
Na Caminhada em Louvor a São José, eu e a Dani combinamos de não levar o cajado, resultado: arrependimento total! Ele nos fez muita falta! Foram 25KM com algumas subidas e descidas que poderiam ter sido aliviadas com o querido cajado. Sim, estudos dizem que 1 cajado alivia 30% dos esforço dos joelhos.
Nosso amigo Irineu peregrinou a maior parte de seu caminho sozinho, e chegou a nos relatar que ao derrubar seu cajado no chão, pediu-lhe desculpas, como que tivesse derrubado um querido amigo. Sim, o cajado já fazia parte dele, era a continuação de seus braços, parte integrante de seu corpo, tornaram-se um só.
Esta é a razão para o grande apego que o peregrino tem ao seu cajado, tratando-o com amor e carinho. Este pode ser exclusivo, cabendo a cada pessoa personalizá-lo da forma que quiser ou então confeccionar seu próprio cajado com um galho de árvore bastante resistente. Nos diversos caminhos de peregrinação existem pessoas que confeccionam cajados geralmente de bambu e oferecem aos peregrinos por preços módicos ou até sem cobrar nada.

Para quem efetua a peregrinação a Santiago de Compostela pelo Caminho Francês, em Azqueta (Navarra), Pablito oferece cajados de avelã gratuitamente, ou troca o seu por um outro adequado a sua altura, bem como ensina a melhor maneira da sua utilização.




Irineu e Daniele com seus cajados


Um bom cajado deve ser leve e resistente e ter um comprimento máximo da altura de quem for utilizá-lo.
Eu me adaptei ao stick, que é muito leve, resistente e telescópio, oferece um apoio importante e consigo alternar os braços o que é recomendado, ele possui um sistema “anti-shock”, que proporciona conforto em situações inóspitas, onde os impactos tornam-se inevitáveis, possui ponteira de alta resistência e um disco circular protetor para impedir a sua penetração em areia ou neve. Eu utilizei o cajado da Dani em algumas situações, para mim o cajado de bambu ou madeira é muito pesado.


Stick telescópio



Como tudo tem uma regra para facilitar e racionalizar a utilização, o cajado também possui algumas.

      1. Mantenha o braço e o antebraço num ângulo de 90 graus;
      2. Pouse simplesmente o cajado no solo não batendo o mesmo como a querer marcar compasso;
     3. No caso da utilização de apenas um cajado, alterne as mãos, mais ou menos a cada meia hora, assim, pode facilitar o equilíbrio, a distribuição do peso e evita o vício de postura;
    4. O cajado deve acompanhar a passada da perna oposta à mão que a segura ( isso você vai perceber automaticamente);
      5. O pulso deve movimentar o cajado quando o terreno for plano.
      6. A utilização de luvas especiais pode auxiliar a evitar machucados nas mãos.


Na pousada de Águas da Prata nós ganhamos fitas coloridas (iguais a do Senhor do Bonfim), e imediatamente enfeitamos nossos cajados, e sticks, ficaram lindos! Eu também coloquei uma bandana no meu cajado que foi muito útil para proteger minhas mãos pois com o tempo elas ficam sensíveis e podem surgir bolhas.




Daniele e Lia utilizando o cajado para fazerem os alongamentos




Eu e meu cajado na descida "de costas", e a Dani na descida "de frente"



O cajado é um elemento muito forte e consistente nas palavras de Cristo, na Bíblia. Na época os pastores e seu ofício eram relatados como símbolo de trabalho, paciência, humildade. Existem vários trechos na Bíblia onde o cajado é citado. Depois de algumas pesquisas, achei bastante interessante o trecho do Salmo 23 onde fala sobre o Pastor e seu Cajado, e remete ao nosso ofício de caminhar.
Transcrevo aqui um trecho:

O Salmo 23 ensina-nos que a presença do Pastor com seu cajado e vara amorosa nos trás muitos benefícios: 
1.Para a nossa solidão, ele oferece companheirismo; "Tu estás comigo".
2.Para o nosso cansaço, refrigério; "Tu me guia e refrigera a alma".
3.Para o nosso erro, a correção; "Tua vara e cajado me consola e encoraja".
4.Para o nosso terror, plena segurança; "Ao teu lado não a Medo".
5.Para as nossas necessidades; alimento, coragem e animo; "Tu és meu Anfitrião".
6.Para o nosso senso de transitoriedade, uma garantia de um eterno lar; "Tu me faz habitar na Tua Casa eternamente".
7.Para as nossas debilidades: "Tua bondade e misericórdia".




Este é o cajado típico do peregrino de Compostela, com a cabaça para pegar água e a concha




Cajado com ramo de flores, apoiado na coluna da Igreja de Santiago de Compostela


Ultreya!

5 comentários:

  1. Célia, eu lembro em uma ocasião no Caminho de Santiago que, em uma cidadezinha por onde passei e não lembro qual, sentei em uma calçada para descansar um pouco e coloquei o cajado no chão. Quando continuei a caminhada senti que algo estava errado, faltava alguma coisa... O cajado! Tinha esquecido lá! Voltei para resgatar meu 'amigo' com a consciência pesada por tê-lo esquecido...rs... E o danado faz falta sim!!

    ResponderExcluir
  2. Sil, obrigada pelo comentário, imagino que todos tenham uma história para contar desse precioso amigo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Célia achei super legal sempre tive vontade de fazer isso quero fazer o de Santiago se tudo der certo em 2013 vc esta me motivando a fazer isso de fato
    Beijos
    Laura

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, parabéns pela matéria!
    Iniciei com um bastão stick que quebrou em Estella. Troquei-o por um de madeira, muito leve e com uma pequena bússola na ponta. Falastes bem. São inúmeras as aplicações. Compassam nosso andar, auxiliam nas descidas e são uteis nas subidas. Nas paradas, fica-se o cajado no chão, pendura-se o chapéu nele e joga-se a mochila a seu lado.
    Quando minha perna esquerda começou a inchar -mais tarde descobri que era uma tendinite - caminhava girando o bastão entre os dedos sem deixá-lo cair. Minha atenção ia para o bastão e fazia me esquecer da dor. Caminhei assim durante muitos quilômetros.
    Abrçs,

    ResponderExcluir
  5. Quem começa no caminho português onde pode adquirir um cajado?

    ResponderExcluir